Festival Nacional de Ritmo e Poesia de 19 de Agosto a 12 de Setembro (I Edição)

segunda-feira, 24 de agosto de 2015



Comemoração do aniversário de Amílcar Cabral - 12 de Setembro

“A Luta continua. Antes era no mato, agora é na rua”



Em celebração do 91º aniversário de Amílcar Cabral, um grupo de rappers e ativistas do país decidiram comemorar a data na “linguagem do hip-hop”. Tendo em conta o pouco esforço político e das elites no engajamento das camadas mais  jovens na valorização  e comemoração das datas mais importantes do país, como 13 e 20 de Janeiro, 5 de julho e 12 de setembro, surge a ideia do FESTIVAL NACIONAL DE RITMO E POESIA. Evento a ser realizado anualmente no dia 12 de Setembro, em comemoração ao nascimento de Amílcar Cabral, sempre com base nos princípios do Hip Hop. Princípios esses que defendem a dignidade humana e a criação de  igualdade de oportunidades.  

A Associação Movimento Hip-Hop de Cabo Verde, em parceria com Ipericentro são os idealizadores do projeto e ficam a cargo de coordenar e garantir a excelência das atividades, presenteando a cidade da Praia com o maior festival de RAP já realizado em Cabo Verde. O evento contará com participação de 33 artistas convidados, de 4 ilhas do pais. Unem-se a essa iniciativa como parceiros: o Ministério da Cultura - Banco da Cultura e a Câmara Municipal da Praia.  




Assim, de 19 de agosto a 14 de setembro, a dinâmica da cidade da praia será diferente, com cerca de 5 atividades centrais, divididas em mais de  27 sessões, desde campanha de doação de livros, workshops ao ponto alto que será o festival de música em frente á Estátua de Cabral. As actividades multiplicar-se-ão por inúmeros espaços da cidade: do Ipericentro no Plateau, às ruas e praças dos bairros da capital, passando pelo  Auditório Nacional, Assembleia Nacional, Instituto Pedro Pires culminando no largo do Taiti, ao lado da estátua de Cabral. Esta I Edição do Festival Nacional de Ritmo e Poesia vai oferecer durante o decorrer do evento um novo formato de  consciência  patriótica e social com especial enfoque no engajamento de jovens e crianças com uma programação especial para as últimas.

A comemoração vai ao encontro do anseio dos jovens em ter uma participação mais activa na sociedade e, também, com a intenção de aproximar as crianças aos festejos, foi pensada a realização de oficinas durante a semana da comemoração para melhor incluir a nossa “flor da revolução”. A cidade da praia vai ser invadida com muito lirismo do Rap, debates, rima e poesia, oficinas e etc.  num acontecimento inédito no país.

O diferencial do projeto está na reunião do maior contingente de rappers nacionais e no resgate da trajetória histórica de um líder e de uma nação sendo procurada e trazida para o cotidiano pelos próprios jovens.

“Kada um di nôs ê flor di revoluson!”
“A Luta continua”.

Comité Organizador





0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Dexa bu Recado/Crítica/Sugeston: